ALERTA! Falsas páginas de emprego na internet enganam muitos brasileiros

De acordo com o mais recente estudo do IBGE, há mais de 13 milhões de desempregados no Brasil atualmente. Criminosos têm se aproveitado dessas pessoas na internet para aplicar golpes que roubam dados pessoais e infectam dispositivos com vírus.

Ao todo, mais de 300 mil pessoas curtiram ou estão seguindo páginas no Facebook que prometem vagas de emprego e processos seletivos, mas que, na verdade, estão servindo golpes.

O golpe acontece, normalmente, da seguinte maneira: uma página do Facebook posta um link indicando um processo seletivo numa grande empresa, como Lojas Americanas. Ao clicar no link, o usuário se depara com um formulário que pede dados básicos, como nome completo, data de nascimento e vaga de interesse.

Na página seguinte, porém, o falso processo seletivo pede que a pessoa compartilhe aquele link com o maior número possível de pessoas – primeiro sinal de golpe. Em seguida, a vítima é induzida a cadastrar seu número de telefone num serviço de SMS pago. Em alguns casos, a pessoa também é instruída a baixar, sem saber, um vírus no celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *